TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Friday, April 12, 2013

POLÍTICA MATREIRA E DESONESTA



POLÍTICA MATREIRA E DESONESTA

“O que ninguém te furta é o que trazes dentro de ti, a tua alegria, a tua fé, a tua luz. Dinheiro, muita gente o tem; o que te pode diferenciar é a tua riqueza interior. Adquire sabedoria. Não te precipites na apreciação das pessoas.” (Irmão José).

A Constituição Brasileira no Título I – Dos Direitos e Garantias Fundamentais, no capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos em seu art. 5º. Diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança, e à propriedade, nos termos seguintes:”. São ao todo 77 itens que compõem o citado artigo.

No art. 1º. Diz que a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: A Soberania; A Cidadania; A dignidade da Pessoa Humana; Os Valores Sociais do Trabalho e da Livre Iniciativa e o Pluralismo Político. No parágrafo único diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.

Artigo 2º. São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. No Art. 3º. Constituem objetivos fundamentais Da República Federativa do Brasil. I- Construir uma sociedade livre, justa e solidária. II - garantir o desenvolvimento nacional. III – Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

No Art. 4º. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: Independência Nacional; II – Prevalência dos direitos humanos; III – autodeterminação dos povos; IV – Não intervenção; V – Igualdade entre os estados; VI – Defesa da Paz; VII - Solução Pacífica dos Conflitos; VIII – Repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX – Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X – Concessão de asilo político. No parágrafo único: A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Fazendo uma análise criteriosa da Carta Magna da Nação, verificamos que, muitos direitos que nós temos como brasileiros, na realidade passam despercebidos, ou não são cumpridos pelas autoridades competentes. Um dos itens é o repúdio ao terrorismo, bem como a discriminação racional. O Brasil passou por momentos tenebrosos, quando o terrorismo quis se instalar na nação brasileira. No entanto, os órgãos responsáveis pela segurança interna e externa da nação realizaram o devido papel de defender a Pátria daqueles que queriam instalar outro regime derrubando o vigente no Brasil.

Porém, o que se vê hoje é uma tremenda discriminação contra os militares que combateram o terrorismo que tentava fincar bandeira em solo brasileiro. Falam em ditadura, em época de chumbo, mas na verdade os presidentes militares derrotaram os inimigos da pátria, que queriam implantar o regime socialista e comunista no Brasil. Foi um terror total. Até uma “Comissão da Verdade” foi criada com a única intenção de julgar os militares por supostas torturas. Se havia uma guerra declarada tudo poderia acontecer, mas somente um lado poderia vencer e os bravos soldados brasileiros saíram vencedores com muitas baixas, que o outro lado ignora existir.

Outro fato notório, é que tanto, a pobreza, a miséria, a marginalização, e a geênica discriminação racial ainda persistem. Além desses fatores negativos, podemos citar os “Direitos Humanos” que não são cumpridos, pois no cenário de operação, eles defendem mais os marginais, meliantes, sequestradores, em detrimento da defesa dos cidadãos.   Entende-se que Direitos Humanos são para humanos direitos. O abuso de autoridade é claro e acontece com muita constância, e o Código da Infância e do Adolescente só beneficia menores infratores.  Em qual situação nós brasileiros somos iguais perante a lei? Em nenhuma situação. Não existe igualdade entre os Estados e principalmente entre regiões, pois é notória a discriminação que existe contra a região Norte e Nordeste do Brasil. A Globalização morreu e ninguém tomou conhecimento.

O Brasil precisa urgentemente descentralizar indústria e o comércio, visto que se assim continuar o Estado de São Paulo, se tornará inviável e a parafernália será catastrófica. Dizem os juristas que muitos artigos da Constituição brasileira não foram regulamentados, pois os políticos preferem as emendas, que são mais proveitosas para eles. Onde esconderam à soberania, a cidadania, à dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa? O pluralismo político deu lugar a corrupção e a politicagem. O poder de locupletação toma conta da maioria dos políticos brasileiros, que só querem aumentar seus patrimônios.

O social arqueja. Segurança, saúde e educação morrem a míngua. Os corredores dos hospitais estão superlotados, doentes ao chão, faltam leitos, UTIs, os transportes coletivos estão sucateados, a educação respira com dificuldade, obras inacabadas, enquanto isso, o governador do Rio de Janeiro, com seu egoísmo não quer repartir o ouro negro do pré-sal. A violência virou um câncer metasteseado e, as autoridades não equipam a segurança com pessoal treinado e especializado, bem como existe deficiência gritante de equipamentos para combate a criminalidade. A cada esquina encontramos uma cracolândia. O combate ao consumo e tráfico de drogas esmaece e nenhuma providência é tomada.

A situação atual do Brasil não daria para comportar grandes eventos como Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas. Alguém quis aparecer trazendo esses grandes eventos para o Brasil. Para esses eventos nenhum hospital com equipamentos de última geração foi construído. Lixo em excesso, falta de saneamento básico, obras inacabadas fazem o rol do país que sediará a Copa do Mundo de futebol. Estamos tristes, decepcionados com nossos representantes, sejam governadores, presidente, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos. Um clima negro e nebuloso ronda a política brasileira. O cidadão brasileiro sente-se preso em sua própria casa, enquanto, meliantes pintam e bordam e nada acontece. Planejamento estratégico para construção de novos presídios não existe. É duro suportar o assédio de bandidos, normalmente o perigo espreita o assaltado, que mesmo sem reagir é punido com a pena de morte.

O número de adolescentes e jovens envolvidos em furtos, roubos e assalto é coisa fora do comum. Esse filme, esse teatro de operações pode terminar, mas nos parece que a demora e a fragilidade dos governantes vão contribuir com a morte de muitos inocentes pelos brutos envolvidos com o mal. Como diria Dimas Macedo, esta cela não muda. Essa entrada não muda. Essa vida não muda. Estou cheio deste cotidiano, superlotado com as minhas mágoas. Necessito de tempo para arrumar as minhas ideias, necessito de plateia para essa peça que venho imaginando durante toda a existência. Não vejo nada de novo nisso tudo. As acácias que estão florindo para os meus olhos são sorridentes e amargos.

Terei que reformar tudo isso. Preciso de espaço. O difícil de tudo é que tudo se torna impossível. É possível que eu continue imóvel assim como estou. O momento continua o mesmo. A vida continua a mesma. Tudo continua irremediavelmente no mesmo lugar. Permaneço aqui debruçado sobre esta mesa, encerrado no mesmo esquecimento pessimista da minha desgraça. A desgraça tomou conta dos brasileiros e parece não ter fim. Toda população está ameaçada de morte pela violência dos meliantes. “Todo mundo” rouba e furta e nada acontece. Os políticos corruptos são julgados apenados, mas as cadeias continuam esperando-os. Essa cena macabra está acontecendo no nosso Brasil Varonil Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE


No comments:

Post a Comment